Conselhos básicos para o dono de um cachorro

Um cachorro, tal como uma criança necessita de cuidados básicos essenciais que englobam a sua alimentação, higiene, vacinação e socialização.




A alimentação é uma das grandes preocupações dos seus donos desde o primeiro dia em casa. Existem no mercado diversos alimentos apresentados sob duas formas (húmido e seco ), deverá eleger como alimentação base a ração seca adequada à idade do cachorro. Não deverá oferecer alimentos não formulados para cachorros sem consultar o seu médico veterinário. É conveniente dividir a dose diária recomendada em três refeições e ter água limpa permanentemente à disposição do animal.



A hora da higiene deverá ser uma altura em que o dono associa um acto essencial a um acto de socialização. O cachorro deverá familiarizar-se o mais cedo possível com a escovagem, tanto do pêlo como dos dentes e com a limpeza dos ouvidos, O banho deverá ser sempre com um champô adequado para animais jovens e após o banho o dono deverá secar o animal convenientemente.
O local onde o cachorro faz as suas necessidades deve estar separado do local onde este se alimenta. Poderá utilizar um resguardo e deverá levar o seu cachorro várias vezes ao local, principalmente após as refeições, após acordar e brincar. Não deverá repreender o animal quando este não utilizar o local adequado, mas sim utilizar uma recompensa sempre que utilizar o local correcto. Repreendê-lo poderá ter consequências negativas, tais como o animal não fazer as necessidades à sua frente, associando a repreensão ao acto de fazer as necessidades e não ao local.

                            


A vacinação no cachorro inicia-se às 6 semanas de idade e a desparasitação é realizada previamente à vacinação. Antes do reforço vacinal o cachorro deverá permanecer preferencialmente em casa ou num local que não seja frequentado por outros animais, já que a probabilidade de contrair alguma patologia é bastante elevada.



A socialização tanto com pessoas como com outros animais deverá ser iniciada desde o primeiro dia da chegada do cachorro à nova casa. O cachorro necessita de brincar e de fazer exercício físico essencial no seu desenvolvimento.

Tenha em atenção que os cachorros têm uma elevada curiosidade por tudo, muitas vezes ingerindo todo o tipo de objectos e substâncias, com consequências graves para a sua saúde.

 

Drº Ricardo Baptista, Director Clinico da CVST – Centro Veterinário de Santo Tirso e Centro Veterinário de São Tomé

 

create counter