Ciclo Reprodutivo da Cadela

As cadelas atingem a puberdade em média aos 7 a 8 meses de vida. Contudo, cadelas de raça pequena podem apresentar o primeiro cio mais cedo, entre os 6 e os 7 meses, enquanto que raças de grande porte podem iniciar o seu ciclo reprodutivo entre os 9 a 12 meses de idade.
Normalmente, as cadelas possuem intervalos de 6 meses entre cios. Porém, em raças como Pastor Alemão podemos considerar normal um intervalo de 5 meses, bem como para cadelas Basenji um cio cada 12 meses.

A idade óptima para acasalar varia entre os 2 e os 6 anos. Regra geral, o primeiro acasalamento recomenda-se durante o 2º ou 3º cio, depois de o proprietário se ter assegurado de pelo menos um ciclo reprodutivo normal e completo.

Ao contrário da mulher, as cadelas não têm menopausa, apresentando ciclos reprodutivos durante toda a sua vida. Contudo, não se recomenda acasalar animais que tenham superado a idade óptima para reproduzir porque aumenta a probabilidade de problemas durante o parto, existe um maior risco de defeitos congénitos nos cachorros e há uma redução do tamanho da ninhada.




Para determinar o momento óptimo para o acasalamento, o proprietário deve registar de aparecimento de edema vulvar, descargas vaginais sanguinolentas e interesse de outros cães pela cadela, devendo juntar os animais passados 5 a 6 dias para ver se a fêmea já o aceita o macho. Como os machos são mais territoriais que as fêmeas é importante que seja a fêmea a deslocar-se ao “território” do macho, para aumentar a probabilidade de êxito do acasalamento. A partir do momento em que há aceitação por parte da fêmea, devesse deixá-los acasalar cada 2 dias, durante o período de aceitação.

http://htmlimg2.scribdassets.com/5y0la85xhc2gfr3c/images/2-94f3b961b5.jpg


A duração da gestação na cadela é de cerca de 63 a 65 dias a partir do primeiro acasalamento. Contudo, devido às variações do momento de ovulação, os acasalamentos múltiplos e duração variada do estro (cio) dificultam a identificação do dia de fecundação e portanto da data exacta do parto. Assim sendo, é mais correcto considerar um período de gestação de 56 a 70 dias a partir da primeira monta.

Geralmente, quanto maior a cadela. maior o número de cachorros por ninhada. Uma cadela de raça pequena pode ter de 1 a 4 cachorros, enquanto que as raças maiores podem ter 10 ou inclusive 12.
A confirmação da gestação  pode ser feita a partir dos 16 a 20 dias de gestação através de uma avaliação ecografica.

Regra geral, não é recomendável que se acasale uma fêmea em dois cios seguidos. Como o processo de gestação e lactação é muito desgastante para a cadela, é recomendável que entre uma gestação e outra ela tenha pelo menos um cio de “descanso”.

Drº Ricardo Baptista
Director Clinico da CVST – Centro Veterinário de Santo Tirso e Centro Veterinário de São Tomé.

create counter